Que bom que você está por aqui!

Quero te desejar boas-vindas nesse espaço que não é meu, mas nosso. Fique à vontade para navegar, comentar, participar.
Que Deus te abençoe rica e poderosamente.

Pra. Adriana Bernardo

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Ser aquele que faz a diferença - e não o maior


Atos 9.10 e 11


Ora, havia em Damasco um discípulo chamado Ananias. Disse-lhe o Senhor numa visão: Ananias! Ao que respondeu: Eis-me aqui, Senhor! E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e vai Pa rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que está orando”


Deus tem um chamado pra cada uma de nós. Não existe chamado grande ou pequeno, aliás, um chamado está ligado ao outro, de forma que um depende e constrói o outro. Sem pedestal e sem “eu sou melhor e maior”.


Aliás, no livro de Lucas, no capítulo 22 verso 26 diz: “O maior entre vós seja como o menor; e o que dirige seja como o que serve.”


Quem era Ananias?


Este, nunca antes foi citado na Bíblia. Não era proeminente, não era discípulo, nem apóstolo, nem governador, nem líder... Mas Deus o chamou e o usou.


Um chamado aparentemente simples, mas do qual viria a formação de um chamado que levaria o evangelho a todos os gentios, o do apóstolo Paulo.


Vamos falar da história de ALGUÉM que “aparentemente” estava esquecido e era “desconhecido”. Talvez seja sua história!


· O verso 10a diz: “Havia naquela cidade um discípulo chamado ANANIAS!”


· No verso 4 Jesus diz: Saulo, Saulo por que me persegues?


VEJA: Deus sabe de todas as coisas. Os detalhes, as atitudes, os nomes.


Ele sabia o nome dos dois e o que faziam: Saulo, o perseguidor / Ananias, o discípulo.


Talvez você fique imaginando que DEUS não te conhece, não te veja, não veja tua luta, a perseguição, as dificuldades... Mas Ele sabe tudo!


Quem te persegue? Deus sabe. Suas aflições: Ele também sabe. E chegará o momento da interferência de Deus! Pode ser que Ele use algo aparentemente pequeno, desconhecido, ignorado para mudar toda uma situação!


Quem era Saulo?


Saulo era um fariseu, nome dado a um grupo religioso que cria na Torá, que tinha como objetivo perseguir os cristãos. A Bíblia diz que Saulo respirava ameaças e morte contra o povo de Deus. Ou seja, perseguir o povo de Deus pra ele era muito importante, era vital, era como o ar que ele respirava. Paulo presenciou a morte de muitos; tinha cartas para desmantelar a igreja; tinha autoridade para prender e caçar os cristãos. Até o dia em que Jesus interferiu.


Vai chegar o dia em que DEUS vai interferir na sua história. Podem pensar que você não terá escape, que a ameaça chegou à sua porta, que a desonra, a vergonha, o medo, a enfermidade vai te matar. Mas Deus interfere e chama o teu opressor pelo nome e usa você para alterar a história. Aleluia!


Onde você entra nessa históra?


1) EU PRECISO SER UM DISCÍPULO – Havia naquela cidade um discípulo...


Você é (ou precisa ser) um discípulo do Senhor. Ele te conhece. Ele quer te usar. Quais as atitudes de um discípulo? Aquele que aprende, ou recebe instrução de alguém; é um seguidor. Olha a diferença: Paulo era perseguidor de cristão. Ananias: seguidor de Cristo.


Eu declaro sobre sua vida: Há nessa cidade um discípulo, o qual Deus o chama pelo nome. Você é SEGUIDOR, DISCÍPULO de Jesus! Essa é a grande diferença na tua vida. É o que Deus precisa pra fazer o Seu plano tornar-se realidade.


2) EU PRECISO TER DISPOSIÇÃO – Deus chamou Ananias e ele respondeu: Eis-me-aqui!


Ananias estava disposto e atento à voz de Deus. Saulo não conhecia a voz de Jesus, e disse: Quem és Senhor? Mas, Ananias, quando ouviu aquela voz identificou imediatamente, sabia que era Deus falando com ele.


Quando Deus fala conosco, ouvimos e precisamos estar prontos: eis-me-aqui! A ovelha conhece a voz de Seu pastor (Jo 10.4). Precisamos ficar atentos à voz de Deus e não do diabo, que quer nos roubar, nos matar e nos destruir (Jo 10.10).


Ao dizer “Eis-me aqui!”, Ananias demonstrou DISPOSIÇÃO. Deus pode contar com você? A obra pode? O pastor pode? A sua família pode? Ananias disse: Eis-me-aqui!


3) EU PRECISO OBEDECER – Então, Ananias foi...


V. 13 e 17 “Ananias, porém, respondeu: Senhor, de muitos tenho ouvido a respeito desse homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém; 17 “Então, Ananias foi e, entrando na casa, impôs sobre ele as mãos, dizendo: Saulo, irmão, o Senhor me enviou, a saber, o próprio Jesus que te apareceu no caminho por onde vinhas, para que recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo.”


Mesmo sabendo quem era Paulo, Ananias OBEDECEU a Deus e fez o que lhe havia sido pedido. E era algo muito difícil e até perigoso... Aproximar-se do perseguidor, daquele que respirava ameaças e morte! Mas, mesmo assim, acreditou no chamado e foi.


Chegando ao local onde Saulo estava, Ananias chamou o perseguidor de irmão. Sabe por quê? Ananias sabia que Deus ia fazer um milagre, e já acreditou na nova condição de Paulo. Não seria mais perseguidor, mas irmão.


Você acredita no que Deus tem te prometido? Na palavra ministrada?


Chegou o momento de você viver coisas novas. Só se falava na destruição e nos males que Saulo fazia contra o povo de Deus. Mas tudo isso iria mudar. As notícias vão mudar! Creia! Aja! DEUS QUER TE USAR. Ele te conhece e precisa apenas da sua DISPOSIÇÃO.


CONCLUSÃO:


A Obediência de ANANIAS matou SAULO e GEROU Paulo!

Deus vai mudar o nome das situações:

O medo vai morrer = para gerar a coragem


O desemprego vai morrer para gerar honra, oportunidades, criatividade


O casamento destruído vai morrer para gerar uma família bendita


A depressão, a tristeza vão morrer para gerar alegria e regozijo


Mas tudo depende do quanto nós entendemos que podemos fazer a diferença.


Deixe Deus te usar. Você não sabe o desdobramento futuro:


Ananias orou por um; mas ganhou, através do chamado de Paulo, uma multidão: todos nós! Porque Paulo foi escolhido por Jesus para levar o Evangelho aos gentios, ou seja, a nós! (v. 15)


Você não sabe o que Deus vai fazer. Às vezes deixamos de fazer algo por achar que o que Deus pede é tão “insignificante”. Eu queria pregar para multidões, não pra um! Mas se Ananias tivesse pensado assim, Deus levantaria outro, para que as multidões, que era o plano de Deus, fossem alcançadas. Não menospreze aquilo que Deus te pede.


Não se esqueça que seu chamado, por mais simples que seja, faz a diferença e interfere em outros chamados. Deus poderia ter feito tudo sozinho, mas escolheu um DISCÍPULO, UM SEGUIDOR para que Seu projeto fosse plenamente alcançado.


Que seja assim nas nossas vidas!


Pra. Adriana Bernardo

Vamos orar pelo Egito!


Caros e preocupados amigos,


Tenho certeza de que vocês têm acompanhando as notícias e estão conscientes dos problemas, dos tumultos e das tensões no Egito e em vários outros países desta parte do mundo. Eu não vou tentar analisar a situação, que está mudando a cada hora. A afirmação feita em um dia pode já tornar-se obsoleta no próximo! Mas queremos que saibam que ficamos gratos pelas contínuas mostras de amor, pela preocupação e pelas orações feitas por este país.


Toda a equipe da Sociedade Bíblica está segura e as nossas propriedades estão intactas, sem dano algum. Apesar do tumulto geral, da incerteza, do medo, da raiva e de muitas outras emoções e situações, nós, enquanto cristãos, de nenhuma forma estamos sendo alvo ou ameaçados.


Depois que a polícia se ausentou das ruas do Cairo, do fogo ateado às delegacias e da fuga de milhares de prisioneiros, alguns se aproveitaram do caos para saquear e roubar. Sem contar com a proteção policial, os cidadãos, tanto os cristãos quanto os muçulmanos, estão se organizando em turnos para proteger seus bairros e bens durante a noite. Ao anoitecer, quando se aproxima o toque de recolher, barris, sacos e caixotes são posicionados em barricadas. Todos os carros são parados e as pessoas, interrogadas por homens armados com bastões, paus, pistolas e facas... Isso, porém, deu à maioria um sentimento real de segurança e de boa vontade! Mas isso foi ontem. Provavelmente, a situação piore à medida que os civis tomem a lei pelas próprias mãos.


Expatriados são evacuados. Os bancos e o mercado de ações estão fechados. Os preços começaram a subir. A comida, os remédios e outros suprimentos estão diminuindo, já que a maioria das fábricas e das empresas estão fechadas após a onda de vandalismo da semana passada e do toque de recolher diário, que se estende das três da tarde às oito horas da manhã. Mesmo enquanto escrevo, estão acontecendo sangrentos confrontos entre civis egípcios na principal rotatória do centro...


POR FAVOR, OREM


a) Orem para que a situação volte ao controle muito rapidamente e com urgência. Há perdas massivas a cada minuto. Hoje, o número oficial de feridos, muitos deles graves, é superior a 600 pessoas, com pelo menos oito mortos. O canal de TV oficial anunciou prejuízos financeiros da ordem de 200 bilhões de libras egípcias (USD 36 bilhões) nos últimos oito dias.


b) Orem pelos pobres e miseráveis, os que mais sofrem neste momento.


c) Orem para que os cristãos no Egito (tanto os nativos quanto os expatriados) não fiquem tentados a "correr" quando as coisas ficarem difíceis. Libby Little, cujo marido, Tom, foi assassinado no Afeganistão no ano passado, disse que, durante aquela guerra terrível, ela e suas filhas eram conhecidas como "as pessoas que ficaram"! Lucien Accad, ex-chefe da Sociedade Bíblica do Líbano, permaneceu com sua família durante a perigosa guerra civil, embora todos tivessem passaportes suíços e pudessem ter partido. Embora muitos estrangeiros estejam sendo obrigados a sair devido a políticas das empresas, nós oramos para que a pouca população cristã do Oriente Médio não diminua ainda mais devido aos atuais acontecimentos.


d) Orem para que a Sociedade Bíblica do Egito pense em formas criativas e adequadas de levar a Palavra de Deus ao povo durante esses tempos difíceis (afinal, grande parte da Escritura foi redigida em contextos de perigo). Nossos funcionários estão trabalhando de suas casas na elaboração de materiais impressos e de áudio a serem produzidos assim que retornemos ao escritório. A Feira doLivro, que estava marcada para 29 janeiro - 8 fevereiro, foi adiada indefinidamente. As mesas de livros (uma extensão das ofertas da Feira do Livro) e os Domingos da Bíblia foram cancelados em todas as igrejas. Como esta é a temporada de picos de venda,certamente sentiremos o impacto negativo sobre grande parte de nossa distribuição da Bíblia e sobre a renda das vendas e captação de recursos. Por favor, orem conosco enquanto estudamos a melhor maneira de sanar esse hiato no faturamento.


e) Orem por sabedoria para que os líderes políticos e do exército saibam controlar a situação sem recorrer a meios brutais.


f) Orem pela futura liderança do país. Há uma profunda preocupação sobre quem vai governar o Egito. A porta será aberta para todas as ideologias políticas e religiosas, inclusive os extremistas e fundamentalistas.


g) Finalmente, por favor, orem por mim, a fim de que me recupere de um problema súbito de coração (arritmia), que me acometeu na última quarta-feira, forçando-me a passar oito dias na Unidade Coronariana. Ontem foi meu primeiro dia em casa.


OBRIGADO POR SUAS ORAÇÕES, É O QUE MAIS PRECISAMOS!


Com amor, me despeço de todos vocês em nome da equipe da Sociedade Bíblica do Egito.


Ramez Atallah

Secretário-Geral

Sociedade Bíblica do Egito

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Reflexão: O conselho de Paulo a Timóteo, ao pastor


"Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade, É soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas, Contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais." 1 Tm 6.3 a 5


Os dias que vivemos são maus: escândalos, corrupções, mentiras, amor fingido, exploração de fé e tantas outras coisas que poderíamos ficar descrevendo horas. Jesus nos advertiu que os escândalos viriam, mas aí daquele por quem os escândalos viessem e que fizessem tropeçar a algum pequenino. Então, amados, sabemos que tais coisas hão de acontecer e não vêm de agora. Mas nossa fé precisa estar no Deus que não é HOMEM! Naquele que se entregou verdadeiramente por AMOR, Jesus. E sabendo que por mais difíceis que as coisas estejam, sempre há e haverá servos leais à Palavra. Não há uma visão "exclusiva a alguém". Mas a uma Palavra compartilhada com todos os homens!!! Por isso, assim como na época de Elias 7 mil joelhos não se dobraram a Baal; hoje também, muitos e muitos joelhos não se dobraram à corrupção, a mamom, ao deus deste século. Mas são "escravos" do seu chamado, que é amar as vidas, preparar a noiva de Cristo até que Ele venha. E virá. E não tardará!


Tende bom ânimo. Não esmoreça na sua fé. Não se deixe levar pelas decepções, invejas, ciúmes, mentiras... porque Jesus também foi vítima delas e nem por isso deixou a cruz no meio do caminho. Graças a Deus por isso! Ande, caminhe, busque. Há um lugar em Deus e irmãos para juntos continuarmos nossa jornada até que Ele venha. Vale a pena!


Pra finalizar, vamos continuar com 1 Timóteo 6.7-16: “Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele. Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes. Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão. Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas. Mando-te diante de Deus, que todas as coisas vivifica, e de Cristo Jesus, que diante de Pôncio Pilatos deu o testemunho de boa confissão, Que guardes este mandamento sem mácula e repreensão, até à aparição de nosso Senhor Jesus Cristo; A qual a seu tempo mostrará o bem-aventurado, e único poderoso Senhor, Rei dos reis e Senhor dos senhores; Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém.”


Em Cristo, o Fiel!


Adriana Bernardo