Que bom que você está por aqui!

Quero te desejar boas-vindas nesse espaço que não é meu, mas nosso. Fique à vontade para navegar, comentar, participar.
Que Deus te abençoe rica e poderosamente.

Pra. Adriana Bernardo

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Ser aquele que faz a diferença - e não o maior


Atos 9.10 e 11


Ora, havia em Damasco um discípulo chamado Ananias. Disse-lhe o Senhor numa visão: Ananias! Ao que respondeu: Eis-me aqui, Senhor! E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e vai Pa rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que está orando”


Deus tem um chamado pra cada uma de nós. Não existe chamado grande ou pequeno, aliás, um chamado está ligado ao outro, de forma que um depende e constrói o outro. Sem pedestal e sem “eu sou melhor e maior”.


Aliás, no livro de Lucas, no capítulo 22 verso 26 diz: “O maior entre vós seja como o menor; e o que dirige seja como o que serve.”


Quem era Ananias?


Este, nunca antes foi citado na Bíblia. Não era proeminente, não era discípulo, nem apóstolo, nem governador, nem líder... Mas Deus o chamou e o usou.


Um chamado aparentemente simples, mas do qual viria a formação de um chamado que levaria o evangelho a todos os gentios, o do apóstolo Paulo.


Vamos falar da história de ALGUÉM que “aparentemente” estava esquecido e era “desconhecido”. Talvez seja sua história!


· O verso 10a diz: “Havia naquela cidade um discípulo chamado ANANIAS!”


· No verso 4 Jesus diz: Saulo, Saulo por que me persegues?


VEJA: Deus sabe de todas as coisas. Os detalhes, as atitudes, os nomes.


Ele sabia o nome dos dois e o que faziam: Saulo, o perseguidor / Ananias, o discípulo.


Talvez você fique imaginando que DEUS não te conhece, não te veja, não veja tua luta, a perseguição, as dificuldades... Mas Ele sabe tudo!


Quem te persegue? Deus sabe. Suas aflições: Ele também sabe. E chegará o momento da interferência de Deus! Pode ser que Ele use algo aparentemente pequeno, desconhecido, ignorado para mudar toda uma situação!


Quem era Saulo?


Saulo era um fariseu, nome dado a um grupo religioso que cria na Torá, que tinha como objetivo perseguir os cristãos. A Bíblia diz que Saulo respirava ameaças e morte contra o povo de Deus. Ou seja, perseguir o povo de Deus pra ele era muito importante, era vital, era como o ar que ele respirava. Paulo presenciou a morte de muitos; tinha cartas para desmantelar a igreja; tinha autoridade para prender e caçar os cristãos. Até o dia em que Jesus interferiu.


Vai chegar o dia em que DEUS vai interferir na sua história. Podem pensar que você não terá escape, que a ameaça chegou à sua porta, que a desonra, a vergonha, o medo, a enfermidade vai te matar. Mas Deus interfere e chama o teu opressor pelo nome e usa você para alterar a história. Aleluia!


Onde você entra nessa históra?


1) EU PRECISO SER UM DISCÍPULO – Havia naquela cidade um discípulo...


Você é (ou precisa ser) um discípulo do Senhor. Ele te conhece. Ele quer te usar. Quais as atitudes de um discípulo? Aquele que aprende, ou recebe instrução de alguém; é um seguidor. Olha a diferença: Paulo era perseguidor de cristão. Ananias: seguidor de Cristo.


Eu declaro sobre sua vida: Há nessa cidade um discípulo, o qual Deus o chama pelo nome. Você é SEGUIDOR, DISCÍPULO de Jesus! Essa é a grande diferença na tua vida. É o que Deus precisa pra fazer o Seu plano tornar-se realidade.


2) EU PRECISO TER DISPOSIÇÃO – Deus chamou Ananias e ele respondeu: Eis-me-aqui!


Ananias estava disposto e atento à voz de Deus. Saulo não conhecia a voz de Jesus, e disse: Quem és Senhor? Mas, Ananias, quando ouviu aquela voz identificou imediatamente, sabia que era Deus falando com ele.


Quando Deus fala conosco, ouvimos e precisamos estar prontos: eis-me-aqui! A ovelha conhece a voz de Seu pastor (Jo 10.4). Precisamos ficar atentos à voz de Deus e não do diabo, que quer nos roubar, nos matar e nos destruir (Jo 10.10).


Ao dizer “Eis-me aqui!”, Ananias demonstrou DISPOSIÇÃO. Deus pode contar com você? A obra pode? O pastor pode? A sua família pode? Ananias disse: Eis-me-aqui!


3) EU PRECISO OBEDECER – Então, Ananias foi...


V. 13 e 17 “Ananias, porém, respondeu: Senhor, de muitos tenho ouvido a respeito desse homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém; 17 “Então, Ananias foi e, entrando na casa, impôs sobre ele as mãos, dizendo: Saulo, irmão, o Senhor me enviou, a saber, o próprio Jesus que te apareceu no caminho por onde vinhas, para que recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo.”


Mesmo sabendo quem era Paulo, Ananias OBEDECEU a Deus e fez o que lhe havia sido pedido. E era algo muito difícil e até perigoso... Aproximar-se do perseguidor, daquele que respirava ameaças e morte! Mas, mesmo assim, acreditou no chamado e foi.


Chegando ao local onde Saulo estava, Ananias chamou o perseguidor de irmão. Sabe por quê? Ananias sabia que Deus ia fazer um milagre, e já acreditou na nova condição de Paulo. Não seria mais perseguidor, mas irmão.


Você acredita no que Deus tem te prometido? Na palavra ministrada?


Chegou o momento de você viver coisas novas. Só se falava na destruição e nos males que Saulo fazia contra o povo de Deus. Mas tudo isso iria mudar. As notícias vão mudar! Creia! Aja! DEUS QUER TE USAR. Ele te conhece e precisa apenas da sua DISPOSIÇÃO.


CONCLUSÃO:


A Obediência de ANANIAS matou SAULO e GEROU Paulo!

Deus vai mudar o nome das situações:

O medo vai morrer = para gerar a coragem


O desemprego vai morrer para gerar honra, oportunidades, criatividade


O casamento destruído vai morrer para gerar uma família bendita


A depressão, a tristeza vão morrer para gerar alegria e regozijo


Mas tudo depende do quanto nós entendemos que podemos fazer a diferença.


Deixe Deus te usar. Você não sabe o desdobramento futuro:


Ananias orou por um; mas ganhou, através do chamado de Paulo, uma multidão: todos nós! Porque Paulo foi escolhido por Jesus para levar o Evangelho aos gentios, ou seja, a nós! (v. 15)


Você não sabe o que Deus vai fazer. Às vezes deixamos de fazer algo por achar que o que Deus pede é tão “insignificante”. Eu queria pregar para multidões, não pra um! Mas se Ananias tivesse pensado assim, Deus levantaria outro, para que as multidões, que era o plano de Deus, fossem alcançadas. Não menospreze aquilo que Deus te pede.


Não se esqueça que seu chamado, por mais simples que seja, faz a diferença e interfere em outros chamados. Deus poderia ter feito tudo sozinho, mas escolheu um DISCÍPULO, UM SEGUIDOR para que Seu projeto fosse plenamente alcançado.


Que seja assim nas nossas vidas!


Pra. Adriana Bernardo

2 comentários:

  1. Glorias ao Senhor pelos Ananias, que diante de dificeis situações ( medo, incerteza) continuam obedecendo ao Senhor.

    Deus te abençoe e muito lindo seu trabalho.

    Pra. Thaís Itaborahy

    www.palavradevidaaocoracao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Amém, querida, Pra. Thaís. Deus te abençoe sempre.
    Bjs

    ResponderExcluir