Que bom que você está por aqui!

Quero te desejar boas-vindas nesse espaço que não é meu, mas nosso. Fique à vontade para navegar, comentar, participar.
Que Deus te abençoe rica e poderosamente.

Pra. Adriana Bernardo

domingo, 17 de outubro de 2010

Por que os homens se fazem passar por Deus? Não sabem que não conseguirão?

“Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus" 1 Timóteo 2.5 (NVI)

Existe um fascínio e uma atração em líderes religiosos e ou espirituais em desejar ser Deus. É algo que podemos constatar em duas situações:

1) À medida que sua instituição cresce e passa a ser seguida por mais e mais pessoas.

2) Para provar o seu poder e assim manipular e aprisionar esses seguidores.

É impressionante como podemos encontrar essa postura (ou teopostura, desculpe o neologismo) nos dias de hoje. Muitos invocam para si o poder que têm devido a “milagres” que acontecem em suas instituições, ou nas orações “fortes” que conduzem, ou mesmo nas “revelações” da Bíblia (pode???) que se encarregam de serem “únicos” portadores e capazes de divulgar conforme “receberam”.

Quando me converti, há 20 anos, já ouvia os pastores da igreja que eu frequentava alertar: a Bíblia é a própria revelação. Bom, como era nova na fé, não entendia o que estavam querendo dizer. Hoje, passados alguns anos, sei bem o que significa aquele alerta.

É um perigo as pessoas transformarem seus líderes em Deus, em alguém acima do bem e do mal. Aliás, segundo a Bíblia, é pecado. Veja: Logo no início Deus já proíbe o “endeusamento” de qualquer coisa, inclusive Dele mesmo, como idolatria ("Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra”. Êxodo 20.4). Deus é Deus! Só o Senhor é Deus! E não precisa de nada, de nenhum símbolo, para identificá-lo, bem com suas ações.

A Palavra de Deus fala muito claramente, sem a necessidade de revelações humanas ou espirituais para ser compreendida, sobre a questão da idolatria. Diz sobre os ídolos:

- Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. 1 João 5.21

- Os ídolos serão de todo destruídos. Isaías 2.18

- Acontecerá, naquele dia, diz o Senhor dos Exércitos, que eliminarei da terra os nomes dos ídolos, e deles não haverá mais memória; e também removerei da terra os profetas e o espírito imundo. Zacarias 13.2

- Os que se entregam à idolatria vã abandonam aquele que lhes é misericordioso. Jonas 2.8

Claro que muitos dos textos referentes à idolatria na Bíblia falam de “deuses”, de imagens colocadas no lugar de Deus. Porém, acredito que um homem que recebe adoração, submissão irrestrita, não admite ser confrontado, se acha infalível e tudo o que faz afirma ser perfeito... Faz tudo isso pra ser idolatrado e coloca-se no lugar de Deus!

É triste o relato daquele que quis ser igual a Deus (Ezequiel 28). Muitos acham um absurdo a atitude de Lúcifer e dos anjos que deram ouvidos a ele e foram precipitados do céu. Mas dão ouvidos a homens, seguem-nos cegamente como se eles fossem Deus!

Homem tem que ficar no lugar de homem; sabendo que ele tem um Deus! Que é de fato todo poderoso.

Salmos 115 diz: “Não a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu nome dá glória” e relata o que acontece com os ídolos e com aqueles que os seguem. No verso 8 desse texto há uma maldição: “Tornem-se semelhantes a eles os que os fazem e quantos neles confiam" (cegos, surdos, mudos e imóveis - versículos anteriores).

Muitos querem ser Deus, ídolos, eminentes, notáveis, doutores da lei (não existem doutores da graça, embora estejamos nessa época com a vinda do Senhor Jesus)... O maior ao invés do menor, o grande ao invés do pequeno, crescer ao invés de diminuir...

Mas o bom mesmo é ser ovelha do Bom Pastor! Estando nessa condição, nada nos falta, sempre somos levados às águas tranqüilas, refrigerados na nossa alma, conduzidos aos pastos verdejantes e uma mesa nos é preparada diante do nosso inimigo. Sem falar que moraremos na Casa do Senhor por toda a eternidade! Isso não tem preço; porque já foi pago pelo nosso Pastor, Jesus!

Por tudo isso, eu fico com o Deus verdadeiro! A Ele a Honra e a Glória para sempre, amém!

Pra. Adriana Bernardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário