Que bom que você está por aqui!

Quero te desejar boas-vindas nesse espaço que não é meu, mas nosso. Fique à vontade para navegar, comentar, participar.
Que Deus te abençoe rica e poderosamente.

Pra. Adriana Bernardo

sábado, 9 de outubro de 2010

Uma nova visão


"E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." Romanos 12.2

Uma das situações que mais me chama a atenção é o fato de nós nos acostumarmos com os modelos, com as imagens, com os ambientes, com a cara, o jeitão e a aparência das coisas. É como a parede embolorada que de tanto ser vista pelo dono da casa passa a ser ignorada por ele. Só mesmo o visitante percebe aquela mancha feia, o mofo que, na verdade, é uma colônia de fungos que crescem, mas mesmo assim não são banidos pelos donos daquele imóvel por já terem se acostumado a ela. Mesmo sendo feia, suja, embolorada, dominada por outros seres que podem, inclusive, causar doenças.

Uma outra situação que me chama a atenção é o fato de Jesus nunca ter se acostumado com os modelos, com as imagens, com os ambientes, com a cara, o jeitão e a aparência das coisas. Diferentemente de imensa maioria dos homens, Ele trazia algo crítico-construtivo em seu olhar. Para tudo o que já estava estabelecido, Jesus tinha um novo olhar. Mesmo que a situação estivesse absolutamente dominada pela tradição, pelo uso, pela religião, pelo jeito de se fazer. Por isso, talvez tivesse sido rejeitado e incompreendido pelos seus contemporâneos, e pelos religiosos, especialmente.

Foi com esse novo olhar que o Filho de Deus abordou questões e pessoas, regras e instituições humanas arraigadas por séculos. Jesus se deparou com casos absolutamente imutáveis, situações que ninguém ousava enxergar de outra forma que não fosse aquela a qual se apresentava, como a enfermidade de pessoas que nasceram com ela e até a morte. Mas o novo olhar que Jesus trazia consigo pôde enxergar uma saída, pôde ver a solução, pôde definir a resposta, pôde fazer prevalecer a vida. Ah, Jesus, Ele era simplesmente alguém divino, que fazia coisas sobrenaturais, talvez você pense. Mas eu te digo, que o melhor de tudo, é que o Mestre não queria guardar aquele olhar somente para si, diferentemente de muitos homens. Ele queria repartir, ensinar as pessoas que era possível viver a transformação. Ele foi capaz de compartilhar isso com as quem desejasse essa nova forma de encarar as situações, fossem elas quais fossem, e estimular nessas pessoas o desejo de transformação.

É certo que Jesus encontrou muitos incrédulos; mas também se admirou da fé de muitos outros (Mt 15.18 e Lc 7.9). O curioso é que parte dessas pessoas não era “dos seus”. Como seria nos dias atuais: Jesus acharia mais fé entre os seus ou entre os demais?

Outra pergunta que quero fazer, só que agora dirigida a sua vida: Como você tem enxergado as circunstâncias que te rodeiam? Como você tem visto as situações que vêm para te atemorizar e preocupar? Você as têm visto como o dono da casa que já se acostumou com aquela parede embolorada e ela passou a fazer parte do cenário? Que olha, sabe que precisa resolver, mas no final não faz nada para mudar?

Deus quer que você tenha um novo olhar. Mesmo sobre as coisas velhas e antigas. O Senhor quer que você veja a parede embolorada como as vê o visitante. Que ela chame a sua atenção. Que ela não fique disfarçada e integrada ao ambiente. Que ela não combine com a decoração.

Mas que você veja a parede embolorada como ela é: feia, encardida, capaz de causar males à saúde (material e espiritual), mas que por meio de atitudes pode ser transformada. Talvez até dê um pouco de trabalho e demande esforço ou gastos, mas que é possível limpar a sujeira, remover a mancha e, enfim, acabar com o domínio dos fungos.

O novo olhar de Jesus foi compartilhado conosco e transmitido para nós através das boas-novas. Você pode ter esse novo olhar. Comece a perceber as situações todas que fazem parte da sua vida, e para aquelas que não devem permanecer, remova-as, limpe-as, faça uma reforma e viva a transformação do Senhor.


no amor de Cristo, o Fiel!


Pra. Adriana Bernardo

2 comentários:

  1. Paz Pastora, tudo bem???? já estou te seguindo!!! Muito Bom Seu Blog. Deus Abençoe!!! Abraços!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcelo, amém! Que bom. Espero ter tempo pra estar sempre postando mensagens que falem de Jesus, o nosso único Senhor!
    Beijos, querido.
    Fica na paz!

    ResponderExcluir